“O cenário atual e a perspectiva para o futuro da pecuária”, e o “Manejo da Mandioca do Estado do Tocantins” foram abordados junto aos agricultores e à população de Santa Rita do TO na manhã deste sábado, 27, no evento Bate-papo com Agricultores realizado na programação de aniversário de 29 anos de Santa Rita do TO.

A médica veterinária Hérica do Prado, da Unitins, apresentou aos presentes ideias e planos inovadores para o ramo da pecuária e coube à doutora em fitotecnia, Hérica Archangelo, dar as informações para o incremento da produção mandioca, que segunda ela mesma é de “extrema importância para o Estado”. Presente no evento, o governador elogiou o Município pelo evento e seu potencial de incentivo ao progresso econômico local o Bate-papo foi realizado em parceria com o Governo Estadual, por meio da Seagro.

Presença

As festividades de aniversário de Santa Rita do TO tiveram a presença ilustre do governador em exercício, Laurez Moreira, na manhã deste sábado, durante o evento ‘Bate-papo com Agricultores’. Ao lado do secretário de Agricultura e Pecuária, Jaime Café, o governador elogiou a iniciativa da prefeita Neila Maria em trazer informações que auxiliam os produtores em busca de desenvolvimento de suas potencialidades.

A Seagro trouxe mais benefícios aos agricultores locais com a entrega de Kits do Programa Mesa Farta, contendo sementes e insumos. Produtos que agradaram demais o casal Celso Cardoso e Maria Jocilda Ribeiro, que planta “de tudo” na propriedade de 7 alqueires no P.A. Lago Verde: “marmoço, olha que maravilha, vou plantar coisas demais”, disse Dona Maria.

Cultura

Em Santa Rita, a Prefeitura entregou mais de 1360 potes de bolos, ou seja, 218,400 kgs da delícia aos santaritenses, em comemoração aos 29 anos da cidade. E a Prefeita Neila fez questão de entregar as primeiras unidades aos representantes do futuro da cidade, as crianças. Teve ainda apresentação do coral da cidade, que cantou os parabéns.

Esporte

Santa Rita é campeã do Torneio Boi em Pé. O time do Cecília Ranch venceu o representante de Crixás em uma disputa acirrada que foi resolvida nos pênaltis. O Torneio reuniu 12 equipes da região em jogos realizados durante todo o dia neste sábado, 27.

A premiação foi entregue pela Prefeita Neila Maria, mas teve presença também os deputados Eduardo do Dertins e Torquato Gutierres e da prefeita de Crixás, Flávia.

E não é qualquer prêmio não: trata-se de um boi, mais mil reais para o vencedor; o segundo lugar leva R$ 1500 e ainda teve premiação para o melhor goleiro – Gledson, de Santa Rita; e para o artilheiro – Weiby, de Crixás.

Vaquejada

Ainda ocorreram as competições da 29ª Vaquejada de Santa Rita do TO, que reúne mais de cem peões na disputa pelo premiação de R$ 26 mil. O evento tem o apoio da Prefeitura de Santa Rita do TO e segue neste domingo, 28. No resultado, Bruno Reis e Leonardo Silva ficaram empatados na categoria profissional da 29ª Vaquejada de Santa Rita do TO; os vaqueiros arrojados dividiram o prêmio patrocinado pela Empresa Martinelli Implementos Agrícolas, uma moto zero km – modelo Fazer Yamaha 150 (que foi repassada à prefeita Neila Maria, para a entrega aos vencedores).
Também saíram vencedores na Categoria Amador, que concede R$ 4 mil de premiação: DR Júnior Barros; Robson Luz e Bola da Paixão – empatados em primeiro lugar; e Batatinha e Mateuszinho empatados em segundo lugar.