A expansão do setor de agronegócio em Santa Rita do Tocantins já é uma realidade com a chegada de duas grandes empresas do setor. A previsão é que até meados de 2024, as empresas Martinelli Implementos Agrícolas e o Grupo Barberla, estejam em pleno funcionamento.

O anúncio foi feito pela prefeita Neila Maria da Silva, que esteve em Goiânia, esta semana, quando finalizou a articulação positiva com os empresários, garantindo a instalação da Martinelli e do Grupo Barbela, em Santa Rita. “Ganha o município e toda a região, já que o agronegócio é o principal segmento econômico. Estou muito satisfeita em trazer esta novidade para população de Santa Rita, pois terá impacto direto na geração de emprego e renda, além do avanço no desenvolvimento para os agricultores e produtores rurais”, celebra Neila.

A Martinelli Implementos Agrícolas, que atua na revenda de implementos agrícolas, atuará no comércio de revenda de produtos de 5 fabricantes. O proprietário da empresa, Lázaro Martinelli Matias Castro, enfatizou sobre a expectativa e a geração de emprego no município. “A expectativa é grande. Neste início, para a implantação da revenda de implementos, a previsão é a contratação direta de 10 profissionais” explicou ele, acrescentando que chamou sua atenção o interesse da gestora Municipal em promover o desenvolvimento da sua região.

Já o Grupo Barbella, que possui unidades em diversos estados brasileiros, optou pela instalação da empresa em Santa Rita considerando a logística e os atrativos concedidos pela Prefeitura. “Escolhemos estar em Santa Rita pela logística estratégica, pois estaremos no centro do Estado e na beira da Belém Brasília, além da parceria e incentivo que recebemos da prefeita Neila. Com a parceria da gestão municipal, nos sentimos mais seguros e motivados a levar a unidade da empresa para o Tocantins”, enfatiza Marcelo Ciraque, responsável pelo Grupo Barbella.

A previsão na geração de postos de trabalho pelo Grupo Barbella, é de mais de 100 empregos diretos. A Unidade da Barbella prevê a construção de armazéns para a armazenagem de grãos, como soja, milho e sorgo. Além da geração de empregos, a atividade da empresa elevará a capacidade de negociação para os produtores de grãos da região, pois possibilita o armazenamento correto da produção, com a possibilidade de serem comercializados em melhores períodos, evitando as pressões naturais do mercado na época da colheita.

Para a prefeita Neila, melhorar o ambiente econômico favorável às potencialidades locais e novos empregos para o Município é prerrogativa de uma gestão comprometida com o desenvolvimento. “Uma gestão eficiente também pode ser medida pelo nível de atração de investimentos para a cidade. Santa Rita está preparada para receber duas grandes empresas que irão proporcionar uma maior diversidade e ampliar a atuação do agronegócio na região”, enfatiza a chefe do executivo municipal.